Sistema Web

Vantagens de ter um sistema sob medida para seu negócio

Você sabe o que é um sistema personalizado? Conhece seus benefícios e utilidades? Neste artigo vamos elucidar todas essas questões. Acompanhe!

João Soares

Compartilhe:

Você sabe o que é um sistema personalizado? Conhece seus benefícios e utilidades? Neste artigo vamos elucidar todas essas questões. Acompanhe!

foto por <a href="https://unsplash.com/@kmuza" target="_blank">Carlos Muza</a> em <a href="https://unsplash.com" target="_blank">Unsplash</a>

foto por Carlos Muza em Unsplash

Toda empresa preocupada com a eficiência de sua operação e que procura ter uma visão global de seu negócio, em algum momento irá recorrer a implantação de um sistema de gestão integrada, que possibilite realizar demandas de diferentes setores ao mesmo tempo.

No mercado já existem soluções prontas, como por exemplo os sistemas ERP (Sistema de Gestão Empresarial), em que o gestor adquire, implanta e acaba adaptando as rotinas da empresa à ferramenta.

Outra maneira de realizar essa implementação, é contratando uma equipe especializada para desenvolver um software personalizado, incorporando ao sistema às necessidades da empresa.

Um sistema personalizado é aquele que possui funcionalidades parecidas com as disponíveis no mercado, porém pensadas exclusivamente para o negócio.

Feita esta introdução, a seguir listamos as principais vantagens que os sistemas personalizados trazem para as empresas:

1. Otimização

Sistemas prontos podem ter funções excedentes ou faltantes para uma companhia. Já na construção de um sistema a partir do zero, a arquitetura é totalmente planejada para atender a demanda do cliente.

Na criação dessa estrutura, todos os setores do negócio são envolvidos, pois as informações levantadas possibilitarão criar um sistema mais autêntico e adaptado para as prioridades empresariais.

Desta forma, o sistema funcionará para a empresa tal qual uma roupa feita sob medida: contendo todos os ajustes necessários para proporcionar a melhor performance.

2. Adaptabilidade dos usuários

Com uma ferramenta pensada exclusivamente para aquele negócio e para aquele setor, o funcionário que desempenha a atividade terá uma melhor aderência ao sistema, conseguindo aprender rapidamente como operá-lo.

Além disso, um usuário que tem grande familiaridade em operar o sistema, adquire também maior facilidade em ensinar a operação aos novos colegas.

3. Aumento de rendimento geral

Um sistema pensado para atender completamente todas as demandas de um negócio proporcionará:

  • ganho de tempo na eliminação de atividades operacionais;
  • maior conexão aos equipamentos já existentes;
  • diminuição de riscos à segurança corporativa.

Com a automação das atividades rotineiras, os funcionários ganham tempo livre para pensar em inovações e estratégias que alavanquem a receita da empresa.

Pensando um sistema sabendo quais equipamentos a empresa já utiliza, o desenvolvedor do software tem a oportunidade de utilizar esse conhecimento para certificar a sincronia entre aparelho e aplicação.

Outro ponto diz respeito a segurança da empresa, com um sistema próprio é possível incluir pontos de atenção redobrados nesse quesito, de acordo com a solicitação do cliente.

Ainda podemos pensar em muitas outras vantagens que ter um sistema personalizado pode trazer para um negócio, que vão depender das necessidades individuais que existem.

Já pensou como tudo isso pode beneficiar seu serviço?