Automação

Razões para automatizar a Gestão de Processos da sua empresa

A tecnologia se torna cada vez mais uma aliada para realizar as tarefas cotidianas. Se tratando de rotinas empresariais, sua utilização ganha maior relevância por proporcionar diversificados ganhos. Mas quando utilizá-la e de que maneira é possível transformar atividades manuais em automáticas? Essas questões podem assustar em um primeiro momento, porém são simples de compreender.

João Soares

Compartilhe:

Para te ajudar, traremos nos parágrafos a seguir: o que é automação de processos e como o gerenciamento de processos, através da automatização, pode alavancar os resultados de um negócio.

foto por <a href="https://unsplash.com/@agkdesign" target="_blank">Alex Knight</a> em <a href="https://unsplash.com" target="_blank">Unsplash</a>

foto por Alex Knight em Unsplash

O que é?

A automação de processos se dá pela utilização de algum meio eletrônico para realizar uma tarefa, como a utilização de uma planilha eletrônica para controle de gastos até mesmo a utilização de uma máquina embaladora de produtos, por exemplo.

Como implantar?

Alguns passos precisam ser tomados no início da implantação da automatização de um processo. 

Tudo começa com a análise de caixa para o investimento, seguida de uma pesquisa no mercado que oferece esse serviço, levando em conta alguns pontos tais como: a qualidade ofertada, custo-benefício, inclusão de treinamento para usuários, dentre outros.

Em seguida é preciso escolher um gerente de projetos e pontos focais para realizar o mapeamento de todas as tarefas executadas, garantindo a documentação de todos os passos e o menor número possível de falhas de implementação, pois desta forma a mudança na realização das tarefas acontecerá de maneira organizada.

Com esses dados em mão, o gestor poderá facilmente entender quais são os processos que merecem o investimento em automatização, ponderando entre o que vale a pena se tornar automático e o que pode continuar sendo feito manualmente.

Afinal, quais os benefícios esperados com a automatização de processos?

Podemos iniciar esse tópico listando uma infinidade de melhorias alcançadas com a automatização de rotinas, através de software de gestão empresarial como: maior rapidez, padronização, simplicidade, eliminação de retrabalho.

Mas quem opta por realizar um investimento desse porte, busca por muito mais vantagens e estamos aqui para te contar que elas existem.

Transformando rotinas manuais do dia a dia empresarial em automáticas, é possível deslocar funcionários dessas tarefas para participarem de tarefas mais estratégicas.

Outro ganho incalculável, diz respeito a elaboração de dados mais confiáveis, uma vez que o processo manual é mais suscetível a falhas humanas do que as automatizações, diminuindo também o risco de dados forjados, gerando maior transparência e autoridade para a empresa.

A centralização de dados de gestão é alcançada, como também a integração a outros setores, facilitando a emissão de Nota Fiscal e geração de boleto: um incremento para área fiscal e financeira do negócio.

Quem pode automatizar meus processos?

A Codions é uma empresa que apresenta várias soluções eficientes, empregando tecnologias avançadas para proporcionar aos diversos tipos de negócios a ferramenta mais adequada para atingir seus objetivos.

Em nossa gama de serviços, contamos com o desenvolvimento de automação de processos internos, focados em reduzir etapas morosas e ganhar mais tempo, que pode ser direcionado para atividades chave, retornando resultados diretos à companhia.


Nos conte nos comentários abaixo, quais atividades você gostaria de ter automatizadas em seu negócio!