Aplicativos

Está mesmo na hora da minha empresa ter um aplicativo?

Nos dias de hoje, principalmente em épocas de pandemia, a presença online de um negócio é indiscutível. Mas qual o meio ideal: site, aplicativo, redes sociais? Neste artigo disponibilizaremos informações que te ajudarão a entender se o momento da sua empresa pede ou não a criação de um aplicativo. Confira!

João Soares

Compartilhe:

Muitos negócios que buscam permanecerem atualizados e a frente da concorrência, criam sites e se mantém ativos no mundo virtual.

O fato é que atualmente, a maioria das pessoas passam mais tempo acessando aplicativos ao invés de recorrerem a sites ou até mesmo à TV.

Mas será mesmo que um aplicativo é a melhor forma de criar interação com seus clientes?

Listamos abaixo alguns pontos interessantes para se observar no momento dessa escolha:

Pontos Fortes

Fidelização

Um aplicativo é mais uma forma da empresa estar em contato com seus clientes, facilitando assim momentos de interação. Além disso, pode ser uma vantagem frente aos concorrentes que não possuem esse recurso. 

Estar na vitrine das lojas de aplicativos, proporciona um maior alcance quando seus consumidores buscarem pela sua empresa ou serviço.

Envio de ofertas

Uma vez que o aplicativo esteja instalado, sua empresa pode enviar mensagens com ofertas exclusivas para o usuário. 

Assim, suas chances de que ele mantenha sua aplicação instalada no celular aumentam, uma vez que oferece vantagens constantes.

Comunicação

Conforme já comentado acima, hoje em dia maior parte da comunicação nos meios digitais se dá através de aplicativos, sejam de conversa ou redes sociais.

Por isso, um aplicativo próprio pode proporcionar uma comunicação direta e limpa para os fãs da sua marca ou negócio.

Pontos a Considerar

Internet das Coisas

A “internet das coisas” vem sendo debatida desde a década de 90 e diz respeito a conectividade dos objetos diretamente com a rede mundial de computadores. 

Já podemos encontrar no mercado eletrônicos utilizados no dia a dia de uma casa que são ligados à internet, como as smarts TV, o Google Home, dentre outros.

Desta forma, é possível verificar que a tecnologia vem evoluindo para uma conexão direta das coisas, sem intermédio de aplicativos, levando assim à reflexão sobre realizar um investimento no desenvolvimento de um app para seu negócio.

Funcionalidade

De acordo com a necessidade dos seus clientes, é preciso ponderar se o aplicativo da sua empresa precisa de informações como geolocalização, câmera ou microfone do usuário para funcionar, uma vez que são dados relevantes para o marketing do seu negócio.

Pois caso não precise, um site PWA pode ser mais interessante: um site que parece um aplicativo.

Como decidir sobre a criação do aplicativo?

Acima expomos vários pontos, positivos e a considerar, na hora de decidir se sua empresa precisa mesmo de um aplicativo.

Sabemos que esse desenvolvimento demanda um investimento, que tem inúmeros retornos, como também outras alternativas.

Na Codions, temos diversas soluções digitais e podemos desenvolver o aplicativo que melhor se encaixe no objetivo da sua empresa ou marca, desde a venda até a postagem de conteúdo no seu site ou rede social! 

Fale conosco, teremos o prazer de tirar quaisquer dúvidas e te ajudar nessa escolha!