COVID-19

EAD na pandemia: a tecnologia como aliada em tempos de crise

O surgimento do novo Coronavírus em 2019 desencadeou uma pandemia em 2020, que revolucionou a maneira de viver, de trabalhar e principalmente de se comunicar.

Fábio Assunção

Compartilhe:

O surgimento do novo Coronavírus em 2019 desencadeou uma pandemia em 2020, que revolucionou a maneira de viver, de trabalhar e, principalmente, de se comunicar.

Nunca ficamos tão conectados como agora, e para alguns setores onde a oferta predominante do serviço era feita de forma presencial, como a educação, o EAD (ensino à distância) se torna uma ferramenta muito poderosa.

Uma facilitadora da disseminação do EAD no Brasil foi a publicação pelo MEC da portaria nº 343, de 17/03/2020, que dispõe sobre a transferência das aulas presenciais enquanto a pandemia perdurar para alternativas online.

O sucesso em qualquer tipo de comunicação significa garantir a entrega e compreensão de uma mensagem e, para alcançá-lo, é preciso que o canal utilizado para sua transmissão seja claro, sem falhas ou ruídos.

Para isso, a tecnologia aplicada no ensino à distância, tanto na graduação como em outros estágios da educação, deve possuir uma alta qualidade, a fim de proporcionar uma boa experiência para os usuários.

A forma mais comum de realizar essa atividade é através de ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecido como a sigla AVA ou LMS, em inglês.

Acompanhe nos tópicos abaixo alguns dos benefícios de se utilizar as plataformas de ensino virtual:

1- Distanciamento

A nossa nova realidade pede distanciamento social, pois ainda não existe campanha de vacinação para a Covid19, apesar de já existirem algumas vacinas em testes.

Então a melhor maneira de prevenir o contágio pelo Coronavírus, ainda é ficando em casa. E o EAD pode ser uma boa maneira de dar continuidade na oferta de educação em tempos de quarentena.

2 - Gerenciamento virtual

Através de uma plataforma completa e personalizada, é possível dispor conteúdos em vídeos, textos, chat para conversas, como também monitorar os acessos e pagamentos dos usuários.

3 - Suporte

As plataformas de EAD e videoconferências possuem um suporte técnico disponível para auxiliar os usuários em qualquer ocorrência.

4 - Acessível em diferentes dispositivos

Os celulares atualmente se tornaram o principal dispositivo móvel de acesso à internet e, portanto, as plataformas de EAD e conferências já são desenvolvidas para otimizar a experiência dos usuários, tanto em navegador web de um computador, laptop quanto de um smartphone.

5 - Redução de custos

Aderir a oferta de conteúdos de maneira virtual proporciona ao gestor uma considerável redução de custos, uma vez que são dispensadas as necessidades de espaço físico, infraestrutura e logística da manutenção desse espaço, dentre outros.

Nesse caso, o investimento é focado na ferramenta que conterá os vídeos para acesso online pelo usuário.


Diante dos pontos acima, conclui-se que existem fatores de considerável relevância para adoção do EAD pelas instituições, durante períodos quando o isolamento se faz necessário.

Além disso, é possível aproveitar a implantação do método EAD até mesmo após a pandemia, como uma opção de diversificação da oferta de conteúdos, aumentando as possibilidades de geração de recursos financeiros para a organização. 

Sem dúvidas, a gestão da comunicação através de uma plataforma EAD é a principal inovação que um negócio voltado para oferta de cursos pode implementar em sua estrutura nos tempos atuais!

Você consegue pensar em mais benefícios das plataformas de ensino virtual? Nos fale sobre suas experiências!