COVID-19

Como as empresas estão utilizando a tecnologia para superar a pandemia da COVID-19?

Várias empresas viram na pandemia uma forma de transformar sua forma de atuação e gestão, tudo graças a tecnologia que tem se mostrado uma “amiga para todas as horas”!

Fábio Assunção

Compartilhe:

Que a pandemia mudou a forma como vivemos, é inegável! Além do nosso cotidiano, da nossa vida pessoal, o que mudou de forma drástica foi a forma como trabalhamos, e como as empresas levam o seu negócio.

Que a tecnologia contribui nas atividades diárias de qualquer empresa, isso não há dúvidas, mas com os acontecimentos dos últimos meses, muitas empresas tiveram que tomar uma decisão. Pausar as atividades ou continuar remotamente

A grande maioria ficou com a segunda opção e, como resultado, várias dessas estão pensando em continuar com a modalidade, home office em vários de seus setores. Mas porquê? 

Primeiro, pelo fator economia, já que as empresas passaram a economizar demais com despesas como água, luz, locação, internet, vale-refeição e transporte dos funcionários, entre tantas outras. 

Em segundo lugar temos o fator produtividade, muitas empresas perceberam um crescimento de produtividade durante a pandemia, já que, por estarem em suas casas, os funcionários passaram a trabalhar com mais conforto e com mais tranquilidade. 

Não existe o aborrecimento de trânsito, atrasos ou faltas. 

Foram muitos os benefícios identificados, mas existem também aqueles que não tiveram uma boa experiência, afinal existe sempre dois lados da moeda. 

Exatamente por isso, que reunimos as principais formas de tecnologia que as empresas estão utilizando para superar esse momento. Dessa forma, você pode aplicar ou otimizar a sua estratégia que não está indo tão bem. 

Comunicação

Essa foi e ainda é a principal preocupação dos empregadores, já que eles não estão no mesmo local que seus colaboradores, como ter acesso facilitado a toda a equipe e quando quiser?

A resposta é bem simples! Com a utilização das diversas plataformas disponíveis (e gratuitas, na maioria das vezes).

Como é o caso do Skype, plataforma que foi adotada por um grande número de líderes. Você pode utilizá-lo para realizar uma reunião com toda a equipe pela manhã, e/ou ao final do dia. Também pode entrar em contato de forma individual, realizar apresentações para seus clientes, ou seja, fazer tudo como de costume, só que remotamente. 

O Whatsapp é outra ferramenta que evolui bastante durante a pandemia, permitindo até mesmo a criação de salas de reunião para vídeo-chamadas

O fato é que a tecnologia tem possibilitado que toda a rotina das empresas não seja interrompida, e sim modificada. 

Gestão de Tarefas

Aqui temos um dos fatores mais essenciais para qualquer empregador: o gerenciamento das tarefas. Como fazer isto a distância? 

Existem uma infinidade de plataformas que podem ser utilizadas, entre as mais conhecidas estão o Trello e o Asana

Ambas possibilitam criar diferentes times (crie suas equipes de acordo com os setores), criar atividades em grupo e individuais, acompanhar seu progresso, inserir anexos, inserir comentários, realizar colaborações, entre tantas outras coisas. 

Esse tipo de plataforma dá ao gestor uma visão completa do que está sendo de fato realizado, o que está em dia e o que está em atraso. 

No Trello, por exemplo, você pode adicionar extensões com contadores de tempo, para ver a quanto tempo seu colaborador está naquela atividade. 

Estamos vivendo uma transformação?

A resposta é sim! Nenhuma empresa vai ser a mesma depois de tudo isso. A pandemia não nos modificou apenas como pessoas, mas também modificou os negócios e a forma como fazemos negócio. 

De fato, tivemos uma aceleração tecnológica “forçada” que, na nossa opinião, está apenas começando.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe em suas redes sociais. 

Grande abraço e até mais!